SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO, TRATAMENTO E CAUSAS

Não se assuste com este nome, síndrome nada mais é que um conjunto de sinais e sintomas que auxiliam os profissionais para prescrição tanto do diagnóstico como no tratamento, vamos juntos entender o que está acontecendo e você verá que pode levar uma vida normal e ativa.

Túnel do carpo é uma região anatômica do nosso corpo, que está localizada em nosso punho. Tem este nome pois forma um túnel onde passam nervos, vasos sanguíneos e tendões.

SINAIS E SINTOMAS:

Os incômodos mais comuns são: queimação, parestesia e alteração da sensibilidade (formigamento e pele menos sensíveis ao toque ou pressão) principalmente no polegar, dedo indicador, dedo médio e palma da mão próximo ao polegar. Perda de força na mão ao pegar objetos e percepção de que a mão perdeu massa muscular. Dor noturna que pode piorar com atividades que exigem movimento da mão e edema na palma da mão e do punho.

ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA

O profissional fisioterapeuta irá realizar durante a avaliação testes que auxiliarão em seu tratamento. Assim, ele fará seu diagnóstico funcional para conduzir seu tratamento e utilizar de técnicas específicas para obter a melhora da dor, da força e da mobilidade local. Dentre estas técnicas fisioterapêuticas, podemos destacar:

– Liberação miofascial;

– Terapia analgésica e anti-inflamatória;

– Mobilização neural;

– Cinesioterapia;

– Exercícios que promovam melhor funcionalidade, flexibilidade, controle motor do movimento, fortalecimento e motricidade especializada.

Quando a cirurgia se faz necessária, a fisioterapia também tem papel importante, devolvendo o movimento e a força para as mãos, além de proporcionar o alívio de dor e aderência cicatricial.

Venha fazer uma avaliação conosco e ter um tratamento específico, individual e humano para o seu caso.

Dra. Lúcia dos Santos Azevedo Ferreira

Especialista em Terapia Manual

CREFITO 214012-F