Queda de idosos: principais riscos e como prevenir

A expectativa de vida do brasileiro apresenta-se em constante crescimento. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que a população idosa no Brasil já ultrapassou 30,2 milhões de pessoas.

Mas como o mundo está envelhecendo?

Alguns países, como os do continente europeu, tiveram um tempo maior para planejar o envelhecimento e para tomar atitudes efetivas que garantam maior qualidade de vida às pessoas idosas e à sociedade no aspecto geral, assim como pensar em ações preventivas.

PROBLEMA DE SAÚDE NACIONAL

Precisamos estar atentos às quedas em idosos, pois esse é considerado um dos problemas de saúde pública predominantes.

As quedas têm grande responsabilidade pela morbidade e mortalidade de pessoas acima dos 65 anos, podendo provocar a limitação de atividade física diária, declínio funcional, perda da mobilidade, medo de sofrer outras quedas e maior dependência dos idosos, impactando-os psicologicamente.

QUAIS AS POSSÍVEIS CAUSAS PARA QUEDA DE IDOSOS?

Os fatores determinantes para os riscos de quedas são muitos.

Pode estar associado à baixa densidade mineral óssea, baixo índice de massa corporal, diminuição do tempo de reação, déficit cognitivo, diminuição da acuidade visual, quedas anteriores, distúrbios de equilíbrio, medicações e riscos ambientais.

E QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES?

Segundo um levantamento dos estudos publicados, as principais complicações no caso de queda de idosos são:

  • Imobilismo;
  • Redução de atividades e independência;
  • Lesões ósseas e de tecidos moles;
  • Medo de cair novamente.

QUAL A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NESSES CASOS?

O fisioterapeuta é a chave para avaliar o paciente de maneira global e identificar os fatores de riscos para quedas.

O principal objetivo é restaurar a independência do paciente após o acontecido e garantir qualidade de vida, realizar orientações sobre os riscos ambientais internos e traçar um melhor tratamento com programas de exercícios individualizados.

Ocorrência de queda de idosos na família? Entre em contato conosco para agendar uma sessão de fisioterapia em uma das nossas unidades de Taubaté ou em Tremembé.

Estamos à disposição!

Dra. Ana Flávia Rocha Barbosa
CREFITO:-3/338774-F
Unidade de Tremembé