Fibromialgia: o que é e como a fisioterapia pode ajudar no tratamento?

A fibromialgia é uma síndrome crônica multifatorial que vem afetando muitas pessoas, principalmente mulheres.

É uma doença caracterizada por dores musculoesqueléticas generalizadas e também pode estar associada a outros sintomas como:

• Sono não reparador;
• Fadiga;
• Sintomas cognitivos, como a falta de memória;
• Sintomas psíquicos, como a depressão.

Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre a síndrome, o tratamento e atuação da fisioterapia para controle dos sintomas.

O diagnóstico da fibromialgia é unicamente clínico, com base na combinação dos sintomas dolorosos e demais queixas comportamentais, psíquicas e cognitivas, sendo necessário ter sintomas por no mínimo três meses e não haver nenhuma justificativa para as dores musculoesqueléticas.

QUAL MOTIVO DAS DORES GENERALIZADAS?

Pessoas com fibromialgia possuem um envolvimento do Sistema Nervoso Central na geração dos sintomas, ou seja, há um distúrbio no processamento das sensações dolorosas, causando essa hipersensibilidade e diminuindo o limiar de dor desses pacientes.

COMO A FISIOTERAPIA PODE AJUDAR?

A fisioterapia tem papel importante na diminuição dos sintomas, por meio de várias abordagens que melhoram a capacidade funcional e contribuem para a qualidade de vida.

Educação
Também é papel do profissional da saúde incentivar melhores hábitos de vida que ajudem a reestabelecer tanto a saúde física quanto emocional do paciente.

Cinesioterapia
É uma modalidade fisioterapêutica que reabilita as funções através do movimento.

COMO O EXERCÍCIO FÍSICO PODE AJUDAR PACIENTES COM FIBROMIALGIA?

O exercício ativa áreas do cérebro que liberam substâncias analgésicas, aumentando o limiar de dor e sua tolerância, além da quebra do ciclo vicioso de dor – imobilidade – dor, encorajando os pacientes a realizarem as atividades diárias com melhor função e bem-estar.

Se você tem fibromialgia ou conhece alguém que tenha, procure o tratamento adequado. Marque uma avaliação fisioterapêutica para que seja prescrito o exercício correto na intensidade ideal para você!

Dra. Maria Alice Veloso
CREFITO-3/ 331326-F
Unidade de Taubaté