Escoliose: saiba o que é e como a fisioterapia pode ajudar no tratamento

Popularmente conhecida como um desvio lateral da coluna vertebral, a escoliose é um pouco mais complexa.

Por isso, seu conhecimento e entendimento são essenciais para o sucesso do tratamento.

A escoliose é uma deformidade tridimensional da coluna causando a inclinação lateral em formato de “S” ou “C” e também uma rotação das vértebras.

Estas alterações podem interferir na postura, como, por exemplo:

• Diferença nas alturas dos ombros, quadril e joelhos;
  • Presença de gibosidade nas costas, chamada erroneamente de “corcunda” (sendo notável um lado do corpo mais anteriorizado que o outro).

Papel da fisioterapia no tratamento das Disfunções Temporomandibulares (DTM)
O que é hérnia de disco e qual sua relação com a “dor nas costas”?

Escoliose é uma doença?

Não, a escoliose não é uma doença.

Podemos nascer com alguma alteração, desenvolver durante a fase de crescimento (na adolescência) ou até mesmo na vida adulta.

A grande maioria não tem causa definida. Cerca de 80% a 90% dos casos são prevalentes em meninas, por influência de questões genéticas e hormonais.

A escoliose tem tratamento?

Sim, iniciando o tratamento precoce, é notável a melhora postural.

Para isso, uma avaliação fisioterapêutica criteriosa do paciente é realizada, na qual são constatados os graus das curvaturas da coluna, traçado o tratamento e os exercícios específicos e personalizados para cada caso.

Em alguns casos, é necessário o uso de colete prescrito pelo médico especializado, que irá auxiliar na correção da curva escoliótica.

Existe cirurgia para escoliose?

Sim, o médico especializado irá avaliar a necessidade em casos extremos, onde a curva escoliótica possui graus mais elevados.

A fisioterapia no tratamento

A fisioterapia exerce um papel importante no tratamento da escoliose, avaliando, traçando um plano de tratamento e aplicando exercícios específicos para cada caso.

Por isso, se você tem escoliose ou conhece alguém que tenha, passe esta informação adiante, pois o quanto antes iniciar o tratamento melhor será o resultado.

Dra. Lúcia dos Santos Azevedo Ferreira
CREFITO: 214012-F